O que pensar do novo ENEM?

Posted by Raphael | | Posted on 19:16

Segundo o Ministério da Educação, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)...
"...está diferente. Agora, ele servirá como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes. O novo exame também ajudará a melhorar a qualidade do ensino médio. As inscrições para a prova deste ano, que será realizada em outubro, estão abertas até 17 de julho e devem ser feitas no portal do Ministério da Educação."
A nova prova, que agora promete, entre outras coisas, "avaliar apenas aquilo que o estudante aprendeu", "acabar com a decoreba", etc, passa a ter 200 questões que englobam quatro áreas do conhecimento (ciências naturais e humanas, linguagens e matemática), além da redação. Até agora (e quem sabe´até o dia da prova) não foi divulgado nada mais específico sobre o conteúdo cobrado na prova, mas provavelmente será algo relacionado aos Cadernos do Aluno distribuídos pelo Governo do Estado de São Paulo, como "qual o título da tirinha?", "quem escreveu a tirinha?". Rsrsrsrsrs... brincadeirinha. Assuntos sérios devem ser cobrados na prova e, para quem irá prestá-la, é bom já ir se preparando!
AGORA VAI A PERGUNTA!
ATÉ ONDE ESTE NOVO ENEM É BOM?
Será que apostar em uma prova que cobrará apenas o que se aprendeu é uma justificativa aceitável? Devemos lembrar que, na maioria das escolas públicas brasileiras, os alunos sofrem uma defasagem no ensino desde o ensino fundamental até o final do ciclo do ensino médio, o que faz com que grande parte deste conteúdo, apenas proposto, fique esquecido na história do aluno e , posteriormente, o que lhe é cobrado, não lhe foi ao menos ensinado.
Esse é apenas um problema dos diversos a serem tratados, mas fica como uma opinião minha.
E então? O que você acha?
Para mais informações sobre o novo ENEM, visite:

Comments (0)

Postar um comentário